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Animum exerce in optimis rebus

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Questões sobre o livro III da República - parte 3

10) O mito das três raças

Conforme à função do mito na educação das crianças já estabelecida por Sócrates anteriormente, ele conta um mito cuja função é fazer as crianças entenderem desde cedo a natureza da constituição da cidade e a necessidade de cada um conformar-se à sua função natural para que a cidade fique saudável. Segundo o mito, os seres humanos foram forjados no interior da terra e com terra foram moldados pelo deus, mas o deus acrescentou ouro, prata ou ferro/bronze à terra para constituir a alma dos homens; o ouro, que é menos abundante a um número menor de indivíduos e a maioria constitui-se do metal mais abundante, o ferro e o bronze. Aos que possuem ouro na alma, deu a função de governar, aos que possuem prata a função de auxiliar os governantes como guardiões da cidade e aos que tivesse ferro ou bronze na alma seriam artesãos ou lavradores. Cabe ressaltar que esta divisão não é, em princípio uma divisão sócio-econômica, pois teoricamente todos os cidadãos são iguais em direitos econômicos e sociais e vivem todos frugalmente, quer dizer, os que tem ouro na alma não devem ter privilégios econômicos; trata-se de uma divisão natural, é o nascimento que reserva para uns uma função, para outros, outra; desobedecer à natureza é pôr a cidade em risco.

11) A não hereditariedade do poder.

Depois que os seres humanos foram forjados pelo deus, eles naturalmente passaram a procriar por meio das relações sexuais. Naturalmente, um indivíduo com ouro na alma tenderia a ter filhos semelhantes a si e o mesmo vale para os outros; mas isso não é necessário, pode ser que um homem de ouro tenha filhos de prata ou ferro e vice-versa. São os governantes os responsáveis por assistir à educação dos jovens e descobrir qual a constituição de cada um(se de ouro, prata, ferro ou bronze), disso depende também a sobrevivência da cidade, pois se ela for defendida por guardiões de ferro ou bronze (isto é por guardiões não aptos), será destruída. Sendo assim, o poder não é hereditário, o filho de um governante não é necessariamente talhado para governar e um filho de artesãos ou lavradores pode ter a inclinação natural para ser governante.

12-13) A vida dos guardiões

Reforçando o que se disse a respeito das três classes, os indivíduos com ouro ou prata na alma não deveriam considerar sua posição como um privilégio e sim como um dever a cumprir para com a cidade. Sócrates imagina que certas regras devem ser estabelecidas na cidade quanto à vida dos guardiões para que eles desempenhem bem sua função. Como eles não exercem atividade produtiva, seriam sustentados pela cidade recebendo um salário para o exercício da função. Mas como em tudo o mais, esse salário deveria obedecer o critério da moderação e da simplicidade; deveria se constituir de condições básicas para que os governantes tivessem uma vida tranqüila, mas sem luxos. Assim, eles deveriam receber da cidade uma alimentação simples, sem sofisticação e apenas o necessário, não deveriam possuir bens exceto os de uso pessoal (como roupas e e sapatos) ; também não poderiam ter propriedades nem mesmo para habitação, uma vez que teriam todos uma habitação comum e fariam refeições em comum, finalmente, seriam proibidos de negociar com dinheiro. Todas essas medidas eram para evitar que o guardião utilizasse sua posição para obter privilégios e assim, ao invés de ajudar seus concidadãos, os oprimiria.

6 comentários:

Professor Anselmo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jéssica disse...

Professor!

Como você é moderno!

Confesso que até agora minha cabeça está fundindo de tanto pensar em um fim louvável para minha redação.

Devia eu ter me dado ao luxo de entrar no seu site antes da prova...


Jéssica
Do 3º A, caso não se lembre =)

Anônimo disse...

Professor, só estou esperando a aula sobre Amor Platônico que o senhor prometeu! :)
Boas férias (bem merecidas)! :)

Anônimo disse...

Professor...
Não esquece de colocar os nºs de quem ficou de recuperação ok??

Beijo!!!

Anônimo disse...

Boa Tarde Professor.
Hoje é um dia muito esperado por muitos, pois saberemos se amanhã iremos forçados para a escola ou se o senhor vai ser um prfessor bem legal e não deixar ninguém de recuperação. Hahahahaha... brincadeira professor...

Professor, ficou muito bom esse blog.
Vai ser de grande ajuda, principalmente, nas vésperas de provas.
PARABÉNS pelo trabalho.

Grande Abraço, Luiz Henrique (3°D)

Anônimo disse...

Saudações, meu querido professor! :)

Professor, as notas do 1°A, não se esqueça ;D

Abraços,

Bianca Stephani.