BEM VINDO

Animum exerce in optimis rebus

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Questões sobre livro III da República - parte 1

13 Questões sobre o livro III da República de Platão.


1) Crítica de Sócrates à mitologia que então se ensinava às crianças

Duas são as críticas de Sócrates aos mitos contados às crianças: em primeiro lugar eles enchem as pessoas de medo da morte, em segundo lugar, eles apresentam muitas vezes os deuses e heróis, que deveriam ser modelos de comportamento, em situações moralmente degradantes (sendo injustos, egoístas, ciumentos, etc.).

2) Como deveriam ser os mitos na educação das crianças

Os mitos deveriam conter narrativas de conteúdo moral edificante e deveriam amenizar o drama da morte, para que as crianças cultivassem as virtudes (justiça, coragem, honra e temperança), sendo os deuses e heróis modelos para elas.

3) Os tipos de relatos poéticos

Sócrates classifica os relatos poéticos quanto à forma escolhida pelo autor para apresentar seu pensamento (note que esses tipos de relato poéticos são as composições de autor, ao contrário do mito, que é uma criação anônima). Se o autor expressa sua idéia de forma direta, temos o gênero lírico; se ele se utiliza de uma narrativa, expressando um sentimento ou pensamento por meio do enredo e da fala dos personagens, temos os gêneros tragédia e comédia e há um terceiro tipo que é uma mistura dos dois tipos anteriores, que é o caso da epopéia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fantastico!!!muito obrigada pelo seu blog ajudou-me imenso em ´perceber melhor alguns pontos do livros.